Ordem de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho

Ordem de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho - NR 1

A Ordem de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST) é um documento que deve ser emitido por todas as empresas que possuem trabalhadores expostos a riscos ocupacionais. A OSST deve conter instruções por escrito quanto às precauções para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

 

A OSST deve ser assinada pelo trabalhador e pelo responsável pela empresa. A OSST deve ser mantida à disposição dos trabalhadores e dos órgãos fiscalizadores.

 

A OSST é uma ferramenta importante para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Algumas das informações que devem constar na OSST são:

 

  • Nome do trabalhador;

  • Função do trabalhador;

  • Atividades desenvolvidas pelo trabalhador;

  • Riscos presentes nas atividades desenvolvidas pelo trabalhador;

  • Medidas de segurança adotadas para controlar os riscos;

  • Procedimentos a serem adotados em caso de acidente ou doença ocupacional.

 

A OSST deve ser revista e atualizada periodicamente, conforme as mudanças nas atividades desenvolvidas pelo trabalhador ou nos riscos presentes nas atividades desenvolvidas pelo trabalhador.